Estilos Literários ou Escolas de Época

Cada período da literatura em que existem obras e autores em que apresentam certas afinidades entre si é chamado de escola literária. Quer dizer que, nessas escolas literárias pode haver semelhanças entre as obras de determinados autores quanto aos temas, à linguagem, à forma de ver o mundo. Essas diferenças e semelhanças estão diretamente ligadas ao momento histórico da escrita das obras.
Por exemplo, o escritor do Barroco pensa e escreve de determinada maneira de acordo com a situação vivida em seu tempo (nesse caso, a Contra-Reforma). Já o Arcadismo surge com a decadência dos pensamentos barrocos, que não condizem mais com a sua realidade (Iluminismo). Essa mudança, é claro, não acontece de um dia para o outro, e sim de forma progressiva. Além disso, mesmo em um determinado período, em que há escritores que seguem há risca os preceitos de determinada escola literária (consciente ou inconscientemente), há outros que seguem de maneira retrógrada ou até bem a frente de seu tempo. Por isso, para que não se torne difícil a memorização de estilo de certos autores e o período em que viveram, é necessário fazer a classificação em escolas literárias.
Escolas Literárias- Caracterização Geral
Antiguidade Clássica (Grécia/Roma) Do século V. a.c. ao século V. d.c.
Características:
•Racionalismo;
•Antropocentrismo;
•A beleza como objetivo fundamental;
•Busca por equilíbrio, linearidade e a harmonia;
•Mitologia como tema central;
•Paganismo;
•Nudez como recurso artístico;
•Apego aos bens do mundo;
Trovadorismo (época medieval - século XII ao século XV)
Características:
• Teocentrismo;
•Influência do Cristianismo;
• Submissão a igreja e ao senhor feudal;
• Sobreposição da vida eterna à terrena;
• Simplicidade;
• Geocentrismo;
• Poesia acompanhada de instrumentos;
• Paralelismos;
• Coita amorosa;
• Humor e Sátira;
• Idealização feminina.
Humanismo (Século XV)
Características:
• Transição entre o Trovadorismo e o Classicismo;
• Questionamentos dos dogmas religiosos;
• Semipaganismo;
• Ridicularização da Escolástica;
• Diluição do feudalismo;
• Curiosidade Científica;
• A Natureza como espelho para a arte;
• Predomínio da razão;
• Mitologia Grega e Bíblia Sagrada como temas;
• Clareza;
• Equilíbrio;
• Heliocentrismo;
• Universalismo.
Classicismo (Século XVI)
Características:
• Antropocentrismo;
• Racionalismo;
• Equilíbrio, clareza e linearidade;
• Universalismo;
• Presença da mitologia greco-romana;
• Neoplatonismo;
• Valorização da beleza;
• Grandes Navegações;
• Adoção da medida nova (versos decassílabos);
• Gosto pelo soneto;
Barroco - (Século XVII)
Características:
• Gosto pelas inversões sintáticas (hipérbatos);
• Excesso de figuras de linguagem (metáfora, hipérbato, paradoxo, antítese);
• Sugestões sonoras e cromáticas;
• Gosto por construções complexas e raras;
• Oposição entre o mundo material e o espiritual;
• Consciência da Efemeridade do tempo;
• Carpe diem (colha o dia, aproveite o dia);
• Cultismo (jogo de palavras);
• Conceptismo (jogo de ideias);
• Antropocentrismo x Teocentrismo;
• Razão x fé;
• Pecado x perdão.
Arcadismo - (Século XVIII)
Características:
• Inutilia Truncat (cortar o inútil) - valorização de um vocabulário simples;
• Manutenção do soneto decassílabo e de outras formas clássicas;
• Linguagem pastoril;
• Bucolismo;
• Fugere Urbem (Fugir da Cidade);
• Aurea mediocritas (equilíbrio de ouro);
• Influência da cultura greco-latina (linearidade, clareza, racionalismo);
• Idealização amorosa;
• Ideais iluministas;
• Carpe diem;
• Locus amuenus (lugar ameno).
Romantismo (primeira metade do século XIX)
Características:
• Vocabulário mais simples;
• Gosto por métricas populares (redondilhas maiores e menores);
• Descrições minuciosas, com excesso de comparações e metáforas;
• Egocentrismo;
• Subjetivismo;
• Sentimentalismo;
• Saudosismo;
• Nacionalismo;
• Idealização da mulher, do amor e do herói;
• Escapismo;
• Medievalismo;
• Indianismo;
• Religiosidade;
• Byronismo;
• Condoreirismo;
Realismo (Segunda metade do Século XIX)
Características:
• Objetivismo;
• Narrativa lenta;
• Exatidão para localizar tempo e espaço;
• Mulher não idealizada com defeitos e qualidades;
• Sentimentos subordinados aos interesses sociais;
• Protagonista apresentado como um anti-herói ou um herói problemático;
• Crítica aos valores burgueses;
• Profunda análise psicológica;
• Casamento por conveniência;
• Adultério.
Naturalismo
Características:
• Linguagem simples;
• Preocupação com minúcias;
• Descrição e narrativa lentas;
• Determinismo;
• Objetivismo científico;
• Temas da patologia social;
• Ser humano descrito sob a ótica do animalesco e do sensual;
• Despreocupação com a moral;
• Literatura engajada;
Parnasianismo
Características:
• Perfeição formal;
• Vocabulário rebuscado;
• Rimas raras e chaves de ouro;
• Gosto pelas descrições;
• Objetivismo;
• Gosto pelo soneto;
• Contenção das emoções e racionalismo;
• Universalismo;
• Apego à tradição clássica;
• Presença da mitologia grega;
• "Arte pela arte";
Simbolismo
Características:
• Linguagem vaga, que prefere sugerir a nomear;
• Excessos de figuras de linguagens (paranomásias, sinestesias, aliterações, assonâncias, metáforas);
• Subjetivismo;
• Antimaterialismo;
• Religiosidade;
• Pessimismo;
• Loucura;
• Interesse pela noite e pela morte;
• Desejo de transcendência;
Modernismo
Características:
• Versos livres;
• Linguagem vocabular;
• Linguagem sintética, quase elíptica;
• Fragmentação, flashes cinematográficos;
• Busca de uma linguagem brasileira;
• Nacionalismo ufanista;
• Revisão de nosso passado histórico-cultural;
• Ironia, humor, piada;
• Valorização de temas ligados ao cotidiano;
• Urbanismo.
Referência→ Pontes, Marta. Minimanual de Redação e Literatura / Marta Pontes - São Paulo: DCL, 2010.
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